Nos dias 15 e 16 de outubro, Madeleine Schein, diretora da Schein Gestão Empresarial, esteve presente na Mercopar 2025, a maior feira de inovação industrial da América Latina. Realizada de 14 a 17 de outubro no Centro de Feiras e Exposições Parque da Uva, em Caxias do Sul (RS), a 34ª edição do evento reuniu mais de 44 mil visitantes e gerou R$ 1,014 bilhão em expectativas de negócios, consolidando seu papel como plataforma estratégica para o desenvolvimento industrial.
Durante sua participação, Madeleine divulgou os principais serviços da Schein, com destaque para a Captação de Recursos Financeiros voltados à Inovação Tecnológica e a assessoria especializada em gestão estratégica para empresas que desejam expandir seus negócios no Brasil e se instalar no Paraguai. Foram dois dias intensos de networking, trocas valiosas e oportunidades de fortalecer parcerias com empresas de diversos setores.
A feira contou com 528 expositores, incluindo 60 startups de 12 estados brasileiros e da China, atuantes nos segmentos de metalmecânico, automação, tecnologia da informação, energia, meio ambiente, entre outros. As Rodadas de Negócios conectaram micro e pequenas empresas a grandes indústrias nacionais e internacionais, com mais de 8.799 agendas realizadas, envolvendo países como Argentina, México, Uruguai e República Dominicana.
Um dos momentos mais marcantes foi a participação no Encadear Summit 2025, realizado dentro da programação da Mercopar. O evento é referência nacional em competitividade e inovação na cadeia de valor entre grandes e pequenas empresas, e neste ano teve como foco central o tema liderança. Participaram do painel Daniel Ely, Vice-Presidente Executivo da Randoncorp e COO da Rands, e Felipe Corradi, CTO do Grupo Florence, com mediação da jornalista Giane Guerra.
Daniel Ely apresentou seu novo livro, Líder em Transformação, e compartilhou os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória. “Antes, um bom gestor era um bom líder, mas hoje é mais complicado. Quando fui promovido a diretor, me disseram que eu não poderia mais comandar, teria que inspirar e influenciar pessoas e movimentos”, recordou.
Ely também destacou a importância da liderança estratégica dentro dos ecossistemas empresariais: “No futuro, as empresas não competirão com outras empresas, mas com ecossistemas. E ele estava certo. O futuro chegou e, se o seu negócio quer crescer, tem que participar de um ecossistema. O novo peixe grande deixou de ser uma grande corporação, mas é a soma de muita gente trabalhando junto.”
Segundo ele, a liderança moderna exige mediação e orquestração da diversidade: “Formas diferentes de pensar fazem parte de um mesmo contexto. Como então faz para os diferentes colaborarem? Precisa de uma liderança para orquestrar toda essa diversidade.”
Felipe Corradi, por sua vez, compartilhou a experiência do Grupo Florence com diversificação de produtos e mercados. Uma das apostas atuais é a fabricação de portas, que abriu novas possibilidades para o negócio. “Se eu entrar na porta, normalmente, eu consigo entrar com um milhão de outras coisas para o lar. Então, isso ajudou muito o nosso modelo de negócio.”
Corradi também ressaltou a importância da diversificação geográfica: “Se as vendas caem em um estado, em outros a comercialização continua com sucesso. Diversificando também em localidades, na venda em nível mundial, possibilitou essa compensação. Nossa estratégia foi essa e nos permitiu um belíssimo crescimento.”
Para ele, recalcular a rota é essencial: “Olhar para o problema que está acontecendo e pensar na diversificação. ”
Outro destaque da Mercopar foi o Painel de Oportunidades da Cadeia Automotiva, que reuniu grandes montadoras como Ford, Renault, Hyundai e BYD, reforçando o potencial de integração entre fornecedores e a indústria automobilística.
A Mercopar 2025 reafirma seu propósito de impulsionar o ecossistema de inovação industrial, e a Schein Gestão Empresarial segue comprometida em apoiar empresas na construção de soluções estratégicas e sustentáveis para o futuro.