Madeleine Schein é colunista da Revista Perfil e nesta edição trata sobre o tema: “COMO TRANSFORMAR CUSTOS EM LUCRO”.

O mercado enfrenta dificuldades e várias empresas estão perdendo competitividade ao longo do tempo por não adotarem formas de gestão eficazes em seus empreendimentos.

Em tempos de crise o que mais ouvimos são queixas de clientes, fornecedores e de toda a cadeia produtiva. Todos querem reduzir gastos e muitas vezes cortam despesas sem estabelecer critérios.

A fórmula é simples, receitas, menos os custos e as despesas, resultam no LUCRO. Se não podemos aumentar o preço e nossas receitas, só nos resta reduzir os custos!

Que tal transformar custos em LUCRO?

Revista Perfil_201510_Schein Gestão Empresarial_ZERO DESPERDÍCIO E RETRABALHOr

Atualmente, o desperdício e o retrabalho são os grandes vilões das empresas. Estes vilões estão presentes em todos os processos, alguns são evidentes outros nem tanto, existindo até mesmo aqueles que se escondem por baixo de nossos paradigmas, crenças e costumes.

Desperdiçamos diariamente muitos recursos, como materiais, recursos naturais, produtividade, energia dos nossos colaboradores e tempo. O desperdício está tão incorporado em determinadas práticas de gestão que muitas vezes passa despercebido.

Já o retrabalho significa fazer duas ou mais vezes a mesma atividade decorrente de um erro ou defeito no processo. Resumo, o desperdício é ainda maior quando temos que retrabalhar.

Quantificar o desperdício e o retrabalho pode trazer grande vantagem competitiva para sua empresa. A prática em identificar e eliminá-los deve ser incorporada por todos os departamentos.

É preciso mapear os principais processos, sejam eles de produção de bens ou de serviços e identificar a causa do problema para solucionar. Grande parte das empresas enfrenta o desperdício e retrabalho refazendo as atividades sem identificar a causa raiz. Posteriormente os problemas se repetem infinitas vezes e os recursos da empresa são esbanjados diariamente.

Identifique e combata o desperdício e o retrabalho incorporando novas tecnologias e equipamentos, capacitando e promovendo mudanças de atitudes nas equipes, investindo em tecnologia da informação e inovação tecnológica, incentivando a reutilização de materiais, recursos naturais e valorizando os recursos humanos.

Elimine tudo aquilo que o cliente não está disposto a pagar quando compra seu produto ou serviço, isto também é desperdício.

Em tempos de crise, aproveite para transformar a gestão da sua empresa! Torne sua empresa única e superior aos seus principais concorrentes, crie diferencial competitivo.

Simplifique processos e transforme desperdício e retrabalho em LUCRO!

Madeleine Schein é entrevistada no programa de TV Bibo Nunes Show e dá dicas de como transformar custos em lucro através do ZERO Desperdício e Retrabalho.

 

Saiba mais sobre a palestra ministrada na EXPO AGAS.