Queridos leitores, preocupada com a crise que assola nosso país e percebendo as pessoas sobrecarregadas e assoberbadas com tantas atividades na busca de melhores resultados, resolvi escrever sobre uma estratégia que tenho utilizado na vida pessoal, carreira e como estratégia para meus clientes obtendo com excelentes resultados! Aproveitem!

Mensagens Motivacionais SCHEIN20

Estamos constantemente em movimento, envolvidos com atividades profissionais, estudo, vida familiar e muito mais!

As reuniões, eventos e redes sociais tomam grande parte do nosso tempo e muitas vezes nos sentimos exaustos, sobrecarregados, com a sensação de que estamos trabalhando o dobro para ganhar a metade. E a justificativa sempre é a mesma, a crise! Será mesmo?

Na verdade, tudo mudou! O mundo se transformou, mercado se alterou, a economia mudou. A política está o caos, os clientes estão enlouquecidos e muitos profissionais e empresas continuam fazendo o mesmo, pensando que tudo vai voltar a ser como era antes! Errado! Nada mais será igual!

É momento de simplificar, fazer o essencial, ou seja, focar naquilo que é importante, fazer menos e ter muito mais resultados!

Isto é necessário tanto na vida profissional como na pessoal. Ter um roupeiro enxuto, com roupas clássicas que combinam entre si e podem ser utilizadas em várias ocasiões, é muito melhor do que um armário lotado onde você perde muito tempo para se vestir e parece sempre estar desatualizado.

O mesmo serve para a vida profissional! Passar horas em reuniões totalmente improdutivas, navegando nas redes sociais e em sites que não tem nada a ver com seu propósito e negócios, é pura perda de tempo.

Esta lógica também se aplica aos produtos e serviços que você disponibiliza para os clientes. Se eles reclamam e pedem por preços mais baixos, substitua insumos por outras matérias primas de qualidade com menor custo, elimine funcionalidades desnecessárias, otimize a linha de produção, reduza tudo o que não é essencial e foque no diferencial. Inove nos componentes, na linha de montagem, na aplicação do produto. Envolva sua equipe em projetos importantes e use toda a criatividade possível. Certamente você vai desenvolver produtos inovadores, com menor custo e maior margem de lucro.

Faça do seu cliente um grande aliado. Promova uma aproximação e entenda seus problemas. Crie soluções em conjunto! Trabalhe em grupo, promova parcerias!

Neste momento precisamos parar tudo e avaliar nossas ações diárias. Refletir sobre os resultados e escolher o que de fato é importante.

Muitas empresas tem um mix de produtos diversificados e produzem meia dúzia de cada item. O custo de produção é altíssimo e o cliente não está satisfeito. Reduza o mix! O mesmo ocorre com os serviços. Foque e faça melhor, seja um especialista no assunto!

Desapegar é um ato inteligente! Em alguns momentos precisamos interromper tudo, eliminar o que não traz resultados e focar no essencial.

Simples assim. Menos é muito mais!

Revista Perfil_Menos é Muito Mais_maio

Colunista: Madeleine Schein é empresária, palestrante, coach, consultora especializada Inteligência Competitiva, Mestre em Administração e Negócios (PUC), possui MBA em Marketing (ESPM) e em Comércio Exterior (UCB).